Corrida Kids

As corridas de rua tem registrado um crescimento cada vez maior nos últimos anos. Felizmente podemos observar nos últimos anos um aumento do número de provas destinadas às crianças.

A participação de crianças é muito saudável por todos os benefícios que já conhecemos, melhoria da condição aeróbia, sociabilização e entretenimento. 


Por outro lado, muitos pais ainda desconhecem a forma mais correta de orientar os jovens corredores. Em primeiro lugar, o treino de corrida e a participação em competições deve ser agradável para as crianças. Em nenhum momento deve haver cobrança de resultados mesmo para aqueles jovens mais talentosos. Se os pais observam que seu filho tem potencial para a corrida eles devem incentivar mas saber que somente após os 19 anos a cobrança por resultados deve começar a existir. As pesquisas em diversos países mostram que aqueles jovens que foram submetidos a um treinamento muito exigente antes dos 15 anos não tiveram uma carreira esportiva longa. Infelizmente observamos que pela falta de orientação dos pais muitas crianças abandonam a corrida de forma precoce . 



Abaixo listamos algumas dicas para os pais:

- Evite que seu filho corra provas acima de 5km antes dos 19 anos;

- Treinos de corrida até 20min são suficientes para a maioria dos jovens corredores;

- Seu filho deve ser capaz de correr uma quantidade de minutos igual a sua idade. Exemplo uma criança de 10anos deve correr 10minutos;

- Incentive seu filho a participar de competições, uma por mês é uma boa meta, isso ajudará a mantê-lo motivado;

- Até os 15-16 anos seu filho deve praticar outras modalidades esportivas juntamente com a corrida, evitando assim uma especialização precoce;

- Procure orientação de um professor de Educação Física que tenha experiência com treinamento de corrida para crianças e adolescentes. 

- Evite aqueles treinadores que elaboram um treino de adultos para crianças e não respeitam as fases de crescimento e desenvolvimento de seu filho;

-  Dê preferência às assessorias esportivas com horários destinados a grupos de corrida para crianças e adolescentes, assim seu filho se sentirá mais a vontade e motivado;

- Incentive seu filho a treinar corrida 2-3 vezes por semana.

Normalmente o percurso é definido por idade da seguinte forma:


Bons treinos !

    

PARA VOCÊ APROVEITAR AO MÁXIMO COM SUA FAMÍLIA, PREPARAMOS ALGUMAS DICAS PARA SEU FILHO PARTICIPAR DE ALGUM EVENTO:

 

ACOMPANHANTES

Identifique a criança participante com número de peito e tenha sempre um responsável por perto.

 

PROGRAME-SE

Procure chegar com antecedência para estacionar com tranquilidade. Nestes eventos tem-se percebido um grande número de vários outros esportistas.

 

Priorize as atividades que mais combinam com a criança, pois algumas delas acontecerão simultaneamente.

Organize-se na hora de comer. Caso alguma atenção especial seja necessária, algo como medicação e alimentos diferenciados, não se esqueça de levá-los no dia do evento.

 

CUIDADOS COM A PELE

Intensifique o uso de bloqueador solar no rosto e corpo. O indicado é um fator de proteção mais alto no rosto. Passe o produto antes de vestir o seu filho, lembrando dos lábios, nuca e orelhas. Reaplique durante o dia.

 

ALIMENTE BEM SEU CAMPEÃO

Sirva um café da manhã reforçado com frutas, leite, carboidratos (pães) e proteínas (queijo/peito de peru).

 

HIDRATE OS PEQUENOS

O verão exige mais atenção na hidratação. Tenha sempre em mãos uma garrafa de água, suco de frutas ou outras bebidas para consumo durante todo o dia.

 

LEVE UMA TROCA DE ROUPA

Lembre que a criança vai correr, brincar, pular, e se exercitar. Sugerimos levar outra roupa caso ocorra alguma eventualidade.

 

Você pode inscrever seu filho ou filha, por exemplo, no Circuito CAIXA de Maratoninha.

 

http://www.maratoninha.com.br/index.php/calendario
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