Artigo Não Pare

ANDE, CORRA, NÃO PARE

O mundo corre. Corre para cumprir prazos, corre para alcançar metas, corre pra atingir objetivos. A vida é uma eterna correria. Toda essa pressa gera nas pessoas um stress enorme e junto com ela vêm os males do século: depressão, obesidade, problemas cardiovasculares. Uma vida sedentária e altamente estressante leva as pessoas e desenvolverem problemas de saúde e até de relacionamento devido ao mau humor que essa situação gera.


A busca para tentar frear essa tendência e mudar tal panorama está levando as pessoas a se preocuparem com famosa QUALIDADE DE VIDA. Essa preocupação vem de encontro à necessidade que todos têm de se sentir bem e querer ter momentos agradáveis e gratificantes.

A atividade física é de longe a melhor opção para quem busca qualidade vida e saúde. Quando praticamos tais atividades, há mudanças imediatas que ocorrem em nosso corpo e nos proporcionam melhora em todo o organismo. Podemos citar a liberação da endorfina pelo cérebro, que ocorre quando estamos realizando uma atividade prazerosa. A endorfina provoca uma sensação de bem estar e satisfação, isso ocorre, porque o sistema nervoso entende essa ação como benéfica.

Também podemos citar a melhora das capacidades cardiorrespiratória, circulatória e metabólica quando passamos a praticar atividades físicas freqüentemente. A forma mais fácil e mais indicada de iniciar uma atividade física é através da caminhada. Ela inicialmente faz com que a circulação sanguínea se altere de forma gradual e assim prepare o corpo para um estímulo mais intenso, melhorando a irrigação sanguínea nos demais órgãos e cérebro, melhorando assim as capacidades orgânicas e de raciocínio. O indicado é a prática da caminhada pelo menos três vezes por semana por, no mínimo, 50 minutos.

Quando o corpo se adapta ao estímulo, é muito comum buscarmos atividades com intensidade maior. Nesse caso, a corrida passa a ser o mais indicado, devido ao trabalho cardiorrespiratório e atividade muscular proporcionados por ela. Vale ressaltar que é extremamente importante que se busque a orientação de um profissional de Educação Física antes de iniciar a prática da corrida, pois toda atividade com maior intensidade deve ser orientada para maior segurança e efetividade.

Outra justificativa para as práticas de corrida e caminhada como atividade física realizada rotineiramente, é o baixo custo que elas exigem, já que para praticá-las é preciso apenas um bom par de tênis e roupas leves.

Em resumo, podemos entender que a correria do mundo nos leva a condições estressantes e danos à saúde, entretanto caminhar e correr também podem ser o remédio para combater os danos da agitação da vida moderna.

Sendo assim, ANDE, CORRA E NÃO PARE!

 

Prof. José Luiz Rachid - CREF/MS 2791/G 

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